Roteiro às Adegas

Um dos eventos criados por nós, com grande impacto a nível local e não só, foi o Roteiro às Adegas. É uma espécie de peddy paper em que os concorrentes, têm um mapa, e através deste têm que encontrar as pequenas adegas, degustar dos produtos destas e responder a uma questão. Esta actividade tem como objectivo, mostrar a pessoas de outras Terras (pois os participantes não podem ser nem naturais nem residentes de Valdigem), os nossos produtos, a beleza da nossa pequena Vila. Dinamizar e movimentar Valdigem. Mostrar como os residentes em Valdigem são acolhedores.
Já vamos no segundo ano, e acabamos sempre com a vontade de repetir.
Tivemos pessoas de Guimarães, Penafiel, Paredes, Porto, Fafe, Macedo de Cavaleiros, Régua, Santa Marta, Lamego, e todos eles com a promessa de voltarem e trazerem mais amigos (como se viu). E isto sim, é gratificante para nós, porque para além de mostrarmos um pouco de Valdigem, vemos o trabalho da Associação reconhecido e felicitado, e os nossos objectivos a serem cumpridos. em 2014, de certeza que mais um Roteiro se vai realizar. E de certeza com melhorias e novidades, como aconteceu este ano. De salientar que foi muito bom para nós vermos o nosso esforço e trabalho, e o nome de Valdigem, felicitado num jornal da Região.
Agradecemos a todos, os participantes, os que colaboraram com a Associação, e aqueles de Valdigem que quiseram neste evento.

ROTEIRO ÀS ADEGAS 2012 ( 31 de MARÇO DE 2012)


 Arquivo: Edição de 13-04-2012
SECÇÃO: Região
Roteiro às Adegas de Valdigem-Lamego-Douro em PEDDY PAPER 

Uma iniciativa inédita coroada de êxito...
foto
Os “Amigos de Valdigem” levaram a efeito no passado dia 31/3/2012 a realização de uma iniciativa inédita na Região do DOURO, denominada de “Roteiro às Adegas” de Valdigem - Lamego, DOURO, em Peddy Paper, caminhando socalcos, caminhos e vinhas pela Vila de Valdigem, visitando as Adegas e degustando os produtos dos pequenos vinicultores.
Participaram na Prova Roteiro às Adegas cerca de 30 concorrentes, representando 9 equipas, vindos de Penafiel, Guimarães, Parada do Bispo-Lamego, Santa Maria da Feira, Aveiro, Macedo de Cavaleiros, Murça, Peso da Régua e Santa Marta de Penaguião.
foto
O início da prova teve uma partida simbólica no Largo 25 de Abril na cidade Capital do Douro, Peso da Régua, atravessando a Ponte Metálica sobre o Rio Douro, seguindo ainda em passeio em direção à Capela da Quinta de Santa Bárbara, onde foram confirmadas as inscrições dos concorrentes e entregues os Roteiros às 23 Adegas de Valdigem. Seguiu-se a disponibilidade do pequeno almoço bastante abonado a todos os presentes, tendo sido ali confecionado um Pote de Café e outro de Chá de Cidreira, bolos doces, bolas, folar da Páscoa, enchidos, azeitonas, o famoso pão de centeio, vinhos de mesa e Porto das mais variadas marcas, onde não faltou a animação da musica (Violas e Concertinas). Os concorrentes viajaram de Tratores Agrícolas pelos socalcos das vinhas até ao local do inicio oficial da prova. A prova teve início cerca das 10H30 e terminou cerca das 16H00, com um almoço (Feijoada à Transmontana e Arroz de Forno), que estava uma verdadeira delícia, acompanhado dos melhores vinhos existentes (brancos e tintos) em Valdigem.
foto
A realçar de que nas 23 Adegas visitadas obrigatoriamente pelo regulamento do Roteiro, os concorrentes podiam petiscar e beber (degustando) os produtos dos pequenos vinicultores.
Os resultados da classificação final foram os seguintes:
1º - Lugar, com 90 pontos em 150 minutos, equipa constituída pelos concorrentes Micael Batista; Miguel Esteves; Márcia Pereira e Sílvia Gouveia de MURÇA.
2º - Lugar, com 90 pontos em 160 minutos, Luís Mendes e Jorge Couto de GUIMARÃES.
3º - Lugar, com 90 pontos em 167 minutos, Oliveira, Machado e Horácio de GUIMARÃES.
A organização dos Amigos de Valdigem esteve a um bom nível e contou com o apoio do Município de Lamego, Junta de Freguesia de Valdigem, Centro Municipal de Marcha/Corrida de Lamego, Adegas e Pequenos Vinicultores de Valdigem e os Jornal Noticias do Douro e Terra D'Ouro os quais fizeram a cobertura na integra da 1ª edição Peddy Paper-Roteiro às Adegas.
foto
Estão de parabéns os JOVENS E AMIGOS DE VALDIGEM e o DOURO pela brilhante divulgação e promoção ao vivo das potencialidades existentes em VALDIGEM-DOURO, quer nas paisagens, quer nos vinhos de alta qualidade e outros produtos tradicionais... Assim, sim! Atitudes, ações e eventos desta natureza são a melhor forma de promover o DOURO.
Venha já a 2ª edição de 2013!...

Por Bruno Miguel - Jornal Notícias do Douro
http://www.dodouro.com/noticia.asp?idEdicao=394&id=26725&idSeccao=4517&Action=noticia


 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 










ROTEIRO ÀS ADEGAS 2013 (29 DE MARÇO DE 2013)







Arquivo: Edição de 05-04-2013
SECÇÃO: Região
II ROTEIRO ÀS ADEGAS DE VALDIGEM, LAMEGO, DOURO 

foto
A Associação Amigos de Valdigem, Lamego, Douro, levou a efeito no passado dia 23/03/2013 a realização do II Roteiro às Adegas em Peddy Paper, calcorreando, subindo e descendo os socalcos, caminhos e vinhas na Vila de Valdigem, visitando as adegas produtoras e degustando os produtos dos pequenos vinicultores.

A prova teve início com a visita às Quintas da Gracia, da Valdalágea e de Duas Netas, tendo os concorrentes sido transportados em viaturas 4x4.

O secretariado do evento foi montado na Quinta de Duas Netas, onde foram confirmadas as inscrições e feita a entrega aos participantes dos roteiros às 18 Adegas de Valdigem.

foto
De início a organização ofereceu aos concorrentes e a todo o staff do evento um pequeno-almoço constituído por café e chá, confeccionados num pote de ferro, e acompanhados de bolos, bolas e folar da Páscoa. Mais ofereceram enchidos, azeitonas, presunto, acompanhados do famoso pão de centeio, e regados por vinhos de mesa e do Porto das mais variadas marcas e caseiros - dos produtores locais. Este agradável pequeno-almoço foi acompanhado de animação musical ao som de concertina e viola.

O II Roteiro às Adegas teve o início cerca das 10h15. Os primeiros concorrentes a chegar à meta fizeram-no cerca das 14h00, tendo o evento terminado cerca das 14h45 com a chegada dos últimos concorrentes.

Participaram mais de três dezenas de concorrentes, integrados em dez equipas, todas elas masculinas, oriundas de Guimarães, Vila Real, Peso da Régua, Lamego e Fafe.

foto
A realçar de que nas 18 adegas visitadas, e conforme o regulamento que a isso obrigava, os concorrentes petiscaram os variados produtos tradicionais oferecidos pelos vinicultores locais e beberam os vinhos directamente das vasilhas (cubas, tonéis, pipas) onde os mesmos se encontram acondicionados (brancos, tintos e vinho do Porto).

Guimarães foi a equipa vencedora, com 71 pontos, com o tempo de percurso de 19 minutos, constituída pelos concorrentes Jorge Couto, Luís Mendes e Fernando Veloso. O segundo lugar, com 71 pontos e 23 minutos, foi atribuído à equipa de Parada do Bispo, Lamego, constituída por Álvaro Borges e Felipe Laranjo.

A organização esteve a bom nível e contou com o apoio do Município de Lamego, Junta de Freguesia da Vila de Valdigem, adegas e pequenos viticultores locais, jornal Notícias do Douro e Fotógrafos do Douro, na cobertura do evento.

foto
Estão de parabéns os Amigos de Valdigem e o Douro pela fantástica e brilhante divulgação e promoção das potencialidades existentes em Valdigem, Douro, quer pelas paisagens únicas da natureza, quer pelos vinhos de alta qualidade e produtos regionais...

Eventos e atitudes desta natureza são na realidade a melhor forma de promover o DOURO... Venha já a 3ª edição de 2014!...

Texto e Fotos: 
Bruno Miguel | Fotógrafos do Douro
http://www.dodouro.com/noticia.asp?idEdicao=436&id=28988&idSeccao=4983&Action=noticia


 


 

 

 

 

 

 

 


 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 







Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário...